Facebook made me do it

Alguns dias sem Facebook me fizeram notar algumas coisas. Sobre mim e sobre as pessoas.

- Sobre mim:
Se calcular quantas horas já desperdicei em minha vida me atualizando diariamente com a timeline do Facebook, seriam calculadas em meses. Digamos que foi um verdadeiro desafio ler e receber notícias e porcarias o tempo todo, rolar até onde olhei da última vez e me "atualizar". Percebi que isso era um ciclo vicioso e sem fim e também percebi que mais me irritava com as publicações do que guardava as informações pra mim de forma positiva.
É um post ali reclamando do tempo, é outro dizendo sobre o quanto a vida tá ruim, outro sobre futebol e por aí vai...
Percebi que em mim, o Facebook não estava refletindo em absolutamente nada! É claro que eu considero o Facebook como uma ferramenta viável para manter e reviver o relacionamento com as pessoas, pessoas de todos os tipos. Mas, se pararmos pra pensar, nossos egos inflaram com uma simples caixinha de mensagens instantâneas que podem servir como "armas" para atingirem o alvo mais errado. É um ciclo vicioso porque tornou-se hábito ler e postar sobre nossa vida e a vida dos outros.

- Sobre os outros:
Sempre me pego imaginando como eram os relacionamentos de amizade na época não tão distante, a dos nossos pais. Fico imaginando como eles se correspondiam, como e por quanto tempo não se falavam, de quanto em quanto tempo se viam. E tudo isso sem nem sequer um telefone! Eram visitas periódicas e o contato era apenas natural. Apenas!
Recentemente me senti desconfortável com uma situação em que me encontro num período em que o que mais quero é estar só. Me conhecer mais afinco que nunca. Mas me chateia ler comentários sobre "você sumiu" ou "você mudou" ou até mesmo "você se afastou". Mal sabem como isso tem me magoado... Acho que por mais que tenhamos amigos e precisamos deles, a cobrança não pode prevalecer o que temos, amizade e etc. Eu sei e acredito que essa chateação (ou talvez mágoa) que eu tenho no peito seja mais forte que eu, por isso eu tomei uma atitude boba, mas que foi dolorosa. Sim, eu desativei meu Facebook. Porque no Facebook todos têm uma vida extra e é lá que mostramos o que temos feito, não é assim?

Que diabos quero dizer com tudo isso?
Que acredito profundamente que o mundo virtual está "desvirtuando" as pessoas. E ao mesmo tempo, me surpreendo. Duas pessoas perguntaram o que havia acontecido porque eu "sumi do Facebook" e uma me ligou. Bingo! Uma delas me ligou! Era e é isso! Sinto muita falta disso, de ouvir as pessoas, de escutar vozes, de saber qual o tom de voz que a pessoa usou comigo. Sinto falta disso, de trocar palavras, de rir.
Tudo é tão sem graça olhando as letrinhas através de uma tela. Tudo é sem graça e dá dor na coluna!
Eu sei, e não devo mudar tanto o meu comportamento com as pessoas (do tipo pegar o telefone e sair ligando para todas elas) mas, acredito que eu tenha falhado muito pra ter percebido isto. E também noto que faço parte de tudo isto, pertenço à isto e sou tudo isto!
Por mais que isso seja um desabafo sobre mim e sobre o que eu tenho pensado, cara, eu acho extremamente ridículo discutir e se magoar pela internet. Acho extremamente ridículo se aborrecer com o que lemos. Acho extremamente ridículo a maneira que usam a internet para afetar as outras pessoas e acabar alimentando algo totalmente falso dentro de si apenas por egoísmo.

É. É um grande desabafo.
E eu não estou na minha melhor fase.

0 comentários:

Postar um comentário


up